segunda-feira

primeira parte

“A imaginação é a memória que enlouqueceu”
Mario Quintana


1950, (...)

Cena 1

chega trôpego

[ as portas de vidro e arabesco acobreado do hotel
escada de mármore branco
papel de parede em motivos barrocos verde água e sépia ]

[ som dos passos ]

sobe
cai na cama

[ o quarto cinza esbranquiçado
a natureza morta no quadro sobre a cama
a mesa de mogno gasta, crua de adereços
as cortinas ásperas, creme
o piso de lajotas sanguíneas desgastadas ]

espirala
cessa tudo;
é breu dentro do olho

Cena 2

entra a moça

[ 17 anos, o papel vergê A3 e prancheta
exausta de todo o dia coletando face alheia
nalgum boulevard – qual?
as ancas ainda poucas, estreitas.
o rosto frágil
os ossos dos cotovelos e joelhos
claros, nítidos, pontiagudos
pontuando a carne ]

o estranho na cama de lençóis
de linho? de algodão ?

[ voz em off ]

– era minha a cama, e o estranho...

[ na cama alugada do quarto impessoal
o lençol branco, o quarto exatamente igual
aos da coluna correspondente no edifício ]

Cena 3


[ voz em off ]

– que se tem a perder?

cena muda, de corpos e atos;

[ ela sóbria, suscetível, só
o noivo que a espera na Suécia
oficial da marinha cuja beleza
de maxilar proeminente impõem austeridade
uma família de relativa liberalidade
ela estrangeira estudando arte
veio ao mundo num 29 de fevereiro
aniversaria de quatro em quatro anos. ]

Ela – abre a porta
e fecha, um gesto rotineiro

Ela – o corpo se move como dum gato
eriçando pêlos e membros
mescla de raiva, adrenalina, curiosidade

Ele – se move na cama
gira o corpo
ressona
ronca um pouco

Ela – reclina o corpo
encosta no homem
semi defunto exalando álcool

Ele – faz que acorda
cerra os olhos
quase abre

Ela – o compele
sacode o corpo pelos ombros
certa delicadeza na revolta

Ele – acorda
um sobressalto e tonteia
estabaca na cama

Ela – abre a porta
indica a saída

Ele – senta-se na cama
calça sem pressa os sapatos

Ela – abranda
afrouxa os ombros
reconsidera;
não corre mais risco

Ele – olha a moça 
nos olhos de ressaca 
indo à mormaço
apaziguando
tornando gris

Ela – observa
acomete certo instinto maternal;
os gestos moles do bêbado
latino, bigodes espessos, estatura mediana

Ela – fecha a porta.

2 comentários:

  1. de quem é esse texto/roteiro???

    TJ

    ResponderExcluir
  2. desse site, chama folhasemdata.
    parece que gostou, que bom!
    se tiver alguma intenção é só falar
    mas a proposta da gente é fundir duas
    numa persona então... o autor é nós.

    se não, tomo por elogio
    a exclamação, e tá valendo
    um sorriso aberto

    té!

    ResponderExcluir

Diz aí...